quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Gincana Estudantil

Entre todos os eventos realizados no CEAL durante o ano, com certeza um dos mais esperados é a gincana estudantil, e esse ano ela está bombando!
A organização dividiu a escola em 5 cinco equipes que deverão cumprir as tarefas para acumular o máximo de pontos, como : campeonato de futebol e baleado, caça ao tesouro, imitações, interpretações, danças,  passeata da paz,  e até mesmo a criação desse blog que você está lendo agora. No final, a equipe que estiver com a maior quantidade de pontos vencerá a gincana. A premiação é uma das notas da quarta unidade que será distribuída da seguinte forma: 1º lugar fica com 10,0 pontos; o 2º com 9,5; o 3º com 8,5;  o  4º com 7,5 e o 5º com 7,0.
No ano passado quem levou a melhor foi a equipe Fênix, e esse ano quem será que vai ganhar?  Nós da Equipimentas estamos trabalhando bastante para conseguir executar cada prova com o máximo de atenção, para quem sabe no final ganharmos a competição. Capacidade e determinação todos nós temos, agora é correr atrás das provas para obtermos o melhor resultado possível, como diz o lema da gincana: ''Quem sabe faz a hora e não espera acontecer.''

Mulheres que fizeram e fazem história

Todos nós sabemos que a mulher tem um papel importantíssimo na sociedade, apesar de já ter sofrido vários tipos de preconceitos, hoje ela é símbolo de força, de garra e de luta.
Em Itacaré, existem muitas mulheres guerreiras e batalhadoras, que venceram muitas barreiras na vida para hoje ter seus filhos criados, sua familia feliz e muitas histórias de superação para contar, por isso foi executado no CEAL o projeto ''Mulheres que fizeram e fazem história'', para homenagear essas mulheres pelas suas ações.
Cada turma ficou responsável em homenagear uma mulher de figura importante da comunidade itacareense, seja na arte, na economia, na cultura, na educação, religiosidade dentre outro temas escolhidos pelos professores responsaveis pelo projeto.
A culminância aconteceu no auditório do colégio com a presença das homenageadas para assistir a videos e slides elaborados pelos alunos com a biografia de tais mulheres, depoimentos de seus parentes, amigos e admiradores contando momentos importantes da vida da homenageada.
Foi um evento muito bonito que serviu para reafirmar o verdadeiro conceito de feminilidade e do que significa SER MULHER!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

FACE e TAL

O FACE (Festival Anual da Canção estudantil) e o TAL (Tempos de Arte Literária) , são duas competições de grande importância para a nossa escola realizado pela Secretaria de Educação do estado da Bahia. São projetos pioneiros, de caráter educativo, artístico e cultural, na expectativa de promover a participação e o envolvimento de todos os estudantes da rede estadual da educação, no processo de criação das canções e de poesias e de realização de festivais em suas distintas fases, ou seja, festivais nas escolas, regionais e estadual.
No CEAL, o festival foi belíssimo! A abertura ficou por conta da Academia de Ballet Dançar't com uma coreografia, e do grupo de teatro CECNAI  com números de dança e um monólogo de drama e da banda Emigrantes Sociais.
Infelizmente nenhum participante conseguiu chegar a nivel estadual esse ano, mas tivemos a oportunidade de conhecer e dar visibilidade aos talentos da escola, na música e na arte literária!
Confiram esse video com a participação da banda Emigrantes Sociais.

Festa Junina

No Brasil, principalmente nos estados do nordeste, é tradição comemorar as festas juninas, dedicadas à São João, Santo Antônio e São Pedro.
No CEAL a festa foi comemorada em grande estilo, com casamento na roça, quadrilhas, apresentações de dança, fogueira, e barraquinhas vendendo comidas típicas , para revestir o dinheiro arrecardado na formatura do 3º ano.
A ornamentação foi elaborada pelos professores e alunos, com palhas de coqueiro e as tradicionais bandeirolas  que grande parte foi confeccionada na sala de aula. Cada turna arrumou sua sala e ajudou a arrumar o auditório. As apresentações se iniciaram do lado de fora da escola, mas que acabou tendo que acontecer do lado de dentro devido à típica chuva de junho. Para entrar na festa cada pessoa levou um material de limpeza que funcionou como ingresso, e foi doado à Fundação Hospitalar de Itacaré.
Depois da festa, veio o recesso junino , para as festividades e para o descanso dos professores e alunos  que depois de 15 dias retornaram à escola para dar inicio ao segundo semestre do ano.

Semana do Meio Ambiente

No dia 5 de junho é comemorado o dia do meio ambiente, e é claro que o CEAL não deixaria essa data passar em branco. Todos os anos os alunos e os professores começam a se preparar meses antes na elaboração de projetos, videos, slides, apresentações de dança, teatro,  musica, exposições de todos os tipos que são apresentadas durante toda a semana.
Esse ano, a exposição foi de alta qualidade!  Cada turma ficou responsavel por um dia da semana para fazer uma apresentação no palco com um tema sorteado pela direção, como : bullyng; respeito e tolerância na escola; nossa escola, nossa história e limpeza do ambiente escolar . Na sexta feira, as exposições aconteceram o dia todo, tanto no palco, como nas salas com maquetes, cartazes, gráficos e uma sala especial só para exibição de videos que foi uma das salas mais visitadas da exposição devido à organização e estrutura de telão e som.
Os professores avaliaram cada trabalho e deram uma nota de 0 à 10 como uma das notas da unidade.
Aqui está um dos videos que foram elaborados no projeto esse ano, por tres alunas do 2ºB com  dois alunos do 3ºA, está incrivel, vale a pena confirir!

Para cada problema, há uma solução!

No inicio do ano, os alunos do 2º ano B passaram por um encomodo problema na estrutura da sala de aula: uma falha no telhado! Toda vez que caía uma chuva mais forte, a sala alagava completamente, impossiblitando de ter aulas, o que fazia com que os alunos fossem dispensados.
''Nossa sala é chique, temos ate cascata e pscina natural'' zombavam os alunos toda vez que o fato se repitia, o que aconteceu de duas a tres vezes.
Hoje esse problema não existe mais! Depois de uma reforma, o encomodo foi resolvido, a falha concertada e os alunos não precisam mais voltar para casa sem aulas toda vez que uma chuva mais forte cair. Essa é a prova de que problemas existem sim, mas com um pouco de paciência e jeitinho, tudo pode ser resolvido.

C.E.A.L. : A estrutura

Sabemos que manter uma escola não é lá uma missão muito facil, principalmente com a estrutura do Aurelino Leal: 6 salas de aula, 4 banheiros, jardim, sala dos professores, secretaria, cantina, sala de computação, auditório onde ocorrem todos os nossos eventos, sem falar no Colégio Florival que hoje funciona como escola anexa ao CEAL, que tem mais 4 salas, 2 banheiros, biblioteca e pátio. Ao todo estudam cerca de 900 alunos distrubuidos em turnos matutino, verpertino e noturno, do 1º ao 3º ano do ensino médio.
 Para dar conta de tudo isso é necessário uma equipe de mais ou menos 50 funcionários, distribuidos em serventes, porteiros, diretoria, vice-diretoria,  secretárias, coordenador e professores.
Essas são alguma informações importantes sobre a nossa escola, em termo estrutural !